top of page
neblina-8_edited.jpg

NÓS SOMOS A NEBLINA

Jaqueline Gomes de Jesus y Dodi Leal

Entre a descoberta e a invasão, Porto Seguro é uma terra que tem nódulos da contradição da colonialidade em Abya Yala (América). 'Nós somos a neblina' remexe as feridas deste território apontando a transcestralidade de corpas que resistem ao projeto colonial do Brasil. Desfiando redes tecidas pela cultura transfóbica, o filme curto propõe mais que fugas: aponta para uma demonstração de como, das DIÁSPORAS, nós, as expulsas da incisvilização; nós, as trans-tornadas; nós, as aprisionadas; nós, as mudadas; NÓS, A NEBLINA; revoltamo-nos, sussurramos pajubá entre as normas cultas da sua obediência, e ao lado do pretuguês tentamos abrir caminhos, para além das prisões coloniais. O filme apresenta duas travestis doutoras performers, Jaqueline Gomes de Jesus e Dodi Leal, ritualizando marcos da colonização em Porto Seguro / Bahia.

ficha técnica 

 

Concepção: Dodi Leal

Texto: Jaqueline Gomes de Jesus

Atuação: Jaqueline Gomes de Jesus y Dodi Leal

Direção: Gau Saraiva
Produção: Dodi Leal

Empresa produtora: Encruzitrava

Fotografia: Gau Saraiva

Dodi Leal

Curadora, crítica, performer e iluminadora. Professora do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Líder do Grupo de Pesquisa "Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo" (CNPq/UFSB). Docente permanente do PPGER/UFSB e colaboradora do PPGT/UDESC. Co-coordenadora do GT "Mulheres da Cena" da ABRACE. Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP). Autora do livro de poesia "De trans pra frente" (São Paulo: Patuá, 2017) e dos livros teóricos "LUZVESTI: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero" (Salvador: Devires, 2018) e "Pedagogia e Estética do Teatro do Oprimido: marcas da arte teatral na gestão pública" (São Paulo: Hucitec, 2015). Organizou o livro "TEATRA DA OPRIMIDA: últimas fronteiras cênicas da pré-transição de gênero" (Porto Seguro: UFSB, 2019) e co-organizou, juntamente com Marcelo Denny, o livro "Gênero Expandido: performances e contrassexualidades" (São Paulo: Annablume, 2018).

 

Jaqueline Gomes de Jesus

Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (DIHS/ENSP/FIOCRUZ). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROFHISTÓRIA/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/FIOCRUZ). Psicóloga, Mestra em Psicologia e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq/IFRJ). Foi Pesquisadora Visitante da Duke University (EUA) entre maio e julho de 2019. Primeira gestora do Sistema de Cotas para Negras e Negros da UnB, ocupou o cargo de Assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas e Coordenadora do Centro de Convivência Negra (2004-2008). Atuou no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento (2008-2010), foi Assessora Técnica da Presidência da República (2011) e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (gestão 2013-2016). Professora afiliada à Associação Nacional de História (ANPUH), é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integrante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2020-2022). Agraciada com a Medalha Chiquinha Gonzaga (2017), concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por indicação da Vereadora Marielle Franco. Presidenta da ABETH - Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (gestão 2021-2023).

Gau Saraiva

Fotógrafo e filmmaker mineiro vivendo no Sul da Bahia. Dirigiu o curta-metragem "tenho receio de teorias que não dançam" de Dodi Leal (25a. Mostra de Cinema de Tiradentes) e "nós somos a neblina" de Jaqueline Gomes de Jesus e Dodi Leal (inédito).

bottom of page