top of page
Desatino 1 (2).jpg

DESATINO

de Maryah Monteiro

A pesquisa se desenvolve a partir do interesse da artista na interpretação do feminino nas canções de Chico Buarque para a poética do corpo. O cantor, compositor e escritor brasileiro, Chico Buarque, é referência entre músicos e compositores nacional e internacionalmente, e, em especial, muitas de suas composições se destacam no eu - lírico feminino. A base desta investigação teórica e artística está no diálogo entre a canção (letra e melodia), suas intenções/tensões às possibilidades imagéticas e corporais da mulher buarqueana. A pesquisa teórica "O corpo que videodança a mulher que desatina" resulta no suporte conceitual que dá embasamento à criação de uma videodança. 

ficha técnica 

2012

Direção / Concepção / Performance: Maryah Monteiro

Videomaker: Renato Ogata

Edição: Fernando Figueiredo

Captação de áudio: Alex Aguiar

Trilha original: Sérgio Justen

Participação especial: Mauro Marinelli

Editor de som: Demian Garcia

Fotógrafos: Allan Vass e Gustavo Saulle

Apoio: Kapelle Bar

 2018 – Exposição de Videodança no SESC Pinheiros – São Paulo (SP)

 2014 – Prosa, Vídeo e Dança – I Mostra Internacional de Videodança no Bixiga – São Paulo (SP)           - 2ª Mostra Desterro de Videodança - Prêmio Desterro Festival de Dança de Florianópolis

2013 – Mostra Internacional de Videodança na Amazônia – MIVA (Manaus – AM, Belém -PA, Macapá - AP, Boa Vista - RR e Porto Velho - RO)

       – Festival Internacional de Videodanza de Colombia – Videomovimiento (Bogotá – Colombia)

       – Festival Internacional de Videodanza del Uruguay – FIVU (Montevidéu – Uruguai)

             - VII Mostra Internacional de Videodança de São Carlos (SP)

             - II Mostra Nacional de Videodança do Festival de Inverno de Campina Grande (PB)

 2012 – Mostra de Videodança no Museu Oscar Niemeyer – Laboratório de Videodança - FAP – Curitiba (PR)

*
Maryah Monteiro é bailarina, atriz, realizadora audiovisual e artista educadora. Em 2018 integrou a Residencia Internacional Hibridos Expandidos pelo 10° Festival Itinerante de Videodanza · Agite y Sirva 2018. Em 2020 foi selecionada para o Diplomado Internacional em Coreo-cinema pelo Festival Agite y Sirva e El Centro de las Artes de San Agustín (México). Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é Bacharel em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (2012) e formada em balé clássico e dança contemporânea pela Escola de Danças do Teatro Guaíra (2009).

bottom of page