top of page
Cosmologias Credito Jamille Queiroz.jpeg

COSMOLOGIAS (BRASIL)

de Alba Vieira

Esta videodança homenageia os povos originários brasileiros e seus valores espiritualizados. Um rio para eles pode ser seu avô, a natureza a mãe, um morro um irmão e assim por diante. A partir do mote da vida dançante como essencial para nossa coexistência com outres seres vives e não vives, humanes e não humanes, gravamos esse trabalho em Minas Gerais e em Goiás, na reserva natural Chapada dos Veadeiros, um dos mais importantes santuários ecológicos do país. As duas performers, Alba e Kira, revelam o senso de conexão de uma criança pequena com o lugar onde, com quem e com o que dançam; elas se relacionam com a terra, o ar, a água, árvores com respeito e profunda conexão amorosa. O afeto as guia em seus movimentos improvisados. Nesse trabalho, a dança é poética do corpo e experiência vivida em constante transformação.

ficha técnica 

Performers: Alba Vieira & Kira 

Concepção: Alba Vieira 

Videografia: Jamille Queiroz (Chapada dos Veadeiros);Thiago Martins (drone em Viçosa MG)

Edição: Tatiane Taiga e Alba Vieira 

Realização: Mosaico Cia de Dança Contemporânea (vinculada ao Departamento de Artes e Humanidades, Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa)

Música/music: Wisps of whorl by kevin macload; Somnolent by The Tides (Copyright free/Trilha livre de direitos autorais)

 

Alba Vieira é performer, intérprete-criadora e diretora artística  da ‘Mosaico’ Cia de Dança Contemporânea; professora, artista e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa (MG) desde 1997. Ph.D. em Dança pela Temple University (EUA, 2007), e  pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2016). Desenvolve trabalhos e residências artísticas com povos originários da kraolândia no Tocantins desde 2017, e com os Kalungas, comunidades quilombolas da Chapada dos Veadeiros desde 2015. Apresentou artisticamente em Portugal, Nova Zelândia, EUA, e no Brasil em diversos eventos tais como: Festival de Inverno de Ouro Preto/MG, Mostra de Performance da Galeria Cañizares e Mostra de Artes Cênicas no Teatro Moliére (Salvador/BA), ocupação Vesica Piscis no Museu de Arte Contemporânea/MAC de São Paulo/SP com Coletivo-Afeto, Mostra de Dança Contemporânea da PUC/MG, Mostra de vídeodança da UFMG, Ocupação do Mês da Consciência Negra no Teatro Cacilda Becker/Rio de Janeiro, novembro 2019, e Ocupação nos 100 anos de Helenita Sá Earp no Teatro Cacilda Becker/RJ, dezembro 2019. Coreógrafa do espetáculo "Lei" para Grupo Girarte junto com Mário Nascimento que circulou por vários estados brasileiros. Prêmios recentes por suas videodanças: SIA Cultural/UFV pelo Conjunto da obra de vídeos  (2020) e vídeo livre "Horas Perigosas"  (2021), Prêmio especial NEMA por "Boitatá", e na 2ª Bienal do Corpo Contemporâneo/SP por "Cosmologias". Membro da equipe de produção e roteirização do curta "Duas Marias e Meliá" (segundo lugar em curta de animação pelo Cinema negro Zózimo Bulbul), e atuação e assistente de direção do Curta "Maria"  (ambos os curtas metragens baseados na obra de Conceição Evaristo) . Vide mais sobre seus trabalhos em <instagram.com/dancamosaico> , <bit.ly/youtubeMosaico>, <facebook.com/dancamosaico>, <https://www.facebook.com/educacaoemartes.ufv>, <https://dancamosaico.wordpress.com/>. 

bottom of page